PORTÕES ABERTOS

Portões Abertos na Base Aérea de Belém atrai mais de 30 mil pessoas

Programação contou com exposição de carros antigos, sobrevoo de aeronaves, paraquedismo, aeromodelismo e atrações culturais
Publicada em: 03/07/2023 14:40
Imprimir
Fonte: HABE e BABE
Edição: Agência Força Aérea

Cerca de 30 mil pessoas participaram do evento Portões Abertos, realizado na Base Aérea de Belém (BABE), no dia 25/06, com apoio de diversas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) e sob orientação do Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR). O evento teve como objetivo divulgar ao público externo o trabalho realizado pela BABE e pelas Unidades Militares da região, além de estreitar os laços e aproximar a Força Aérea Brasileira (FAB) da sociedade.

A programação contou com exposição de carros antigos e aeronaves, demonstrações de paraquedismo, aeromodelismo e atrações infantis, além de apresentações musicais, culturais, sobrevoo de aeronaves, estandes institucionais e ações sociais.

“Foi um evento maravilhoso, perfeito e inesquecível. Só tenho a agradecer à Força Aérea Brasileira por abrir seus portões para nós. Chegar aqui e entrar numa aeronave, poder ver tantos aviões de perto não tem preço, meus filhos estão muito felizes com uma programação tão diferente”, afirmou o advogado Carlos Maia da Silva. Na ocasião, foi realizada uma homenagem em alusão aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, por meio de uma maquete do 14-Bis. Na oportunidade, também foram arrecadadas três toneladas de alimentos não perecíveis, que atenderão às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social na região.

Saúde

O evento contou com o apoio do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), por meio da equipe do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) e da Divisão Odontológica, que ofertaram vacinação, orientação de higiene bucal às crianças, instruções sobre a marcação de consultas e de ações implementadas no CAIS como "Lava Pés" e os programas "Gestar" e "Hiperdia". 

“Esse evento é muito importante para mostrar às crianças e aos jovens a importância dos militares, bem como ações como a vacinação. Sem contar o auxílio que eles dão em resgate e prestação de socorro, sendo um patrimônio nacional a ser preservado”, afirmou Mirela Carolina Caporal dos Santos, após tomar sua vacina da gripe.

Para a ação, o HABE ainda mobilizou postos médicos de atendimento básico e avançado, além de urgência e emergência. “O Portões Abertos é uma excelente oportunidade para que a sociedade possa conhecer o serviço das Forças Armadas de maneira geral. Sobretudo, grandes eventos são uma oportunidade de treinarmos cuidados para lidar em situações adversas como em grandes catástrofes”, afirmou a Diretora do HABE, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira.

Fotos: Tenentes Tamea, Erika Oriana e Jully Antunes / HABE e  Sargento Keven Donald / BABE

imagens/original/45744/IMG_20230625_WA0067.jpg
imagens/original/45744/IMG_20230625_WA0070.jpg
imagens/original/45744/IMG_4282.JPG
imagens/original/45744/IMG_4315.JPG
imagens/original/45744/IMG_4392.JPG